O que é um cientista para você?

quinta-feira, 25 de março de 2010

Olhar brilhando




Ir para o laboratório é realmente fazer uma nova experiência. Para o aluno descobrir coisas novas, para o professor é redescobrir o aluno encantado com um olhar brilhante quando acerta a atividade proposta.


Muitas vezes nós professores nos esquecemos o quanto ficavamos encantados com novas descobertas e com os primeiros dias em uma sala de aula.


Ver um olhar atento e brilhando é rever nosso passado, quando nos admiramos. Ser professor é estar atento a isso, fazer novas experiências todos os dias, é vibrar, rir, chorar, desejar, aprender, ensinar, emocionar, enfim é deixar desabrochar a flor da vida.

terça-feira, 23 de março de 2010

Meio ambiente: preservar, salvar e entender?




Quando olhamos o ambiente em que vivemos, seja ele a nossa casa ou o ambiente de trabalho, ou mesmo a natureza, nossa grande casa, nos perguntamos como pudemos receber presente tão maravilhoso.


Hoje muito se fala em preservar, salvar este ambiente para as próximas gerações, mas será que antes de cuidar deste ambiente não devemos primeiro conhecer um pouco mais sobre ele?


Pensando desta forma os alunos do 6o ano do Tietê pesquisaram sobre os biomas e construíram maquetes para explicar aos colegas mudanças climáticas, impactos ambientais e animais em extinção. Após conhecerem como eram os locais e como estão levaram questões de como nós poderíamos ajudar.


É assim que começamos a mudar o mundo, questionando, nos informando, pedindo ajuda, fazendo o outro refletir. Só desta maneira percebemos que fazemos parte, que somos parte, que estamos unidos em torno da VIDA.

sábado, 13 de março de 2010

Observar, questionar, e sonhar... Assim é o cientista







Quando vejo meus alunos formulando perguntas com curiosidade depois de observarem fatos do cotidiano percebo que estou no caminho certo.



Durante anos questionei, investiguei, pesquisei pois tinha sede de saber, e hoje ainda sou assim, não tenho sossego, estou sempre querendo saber mais. Não só para aprender, mas para transmitir. Quero poder fazer a diferença, deixar minha marca, ser personagem da história me muitos...



Talvez por isso tenha como verdadeira paixão ensinar Ciências. Sei que meus alunos são parte de uma experiência que nunca chega ao fim, a experiência científica de fazer brotar do coração deles a semente da CURIOSIDADE CRIATIVA... Assim se forma o futuro cientista.